MATERIAL PEDAGÓGICO

PLANO INCLINADO BRAILLE

A ideia surgiu numa capacitação do Sistema Braille. Ao assistir as aulas, vendo as celas braile com seus pontos, fiquei imaginando  uma maneira de facilitar a alfabetização de uma criança cega. Após  a criança passar pela fase do conhecimento  pelo tato usando o auto relevo , fazendo celas em tamanhos grande, deve-se ir reduzindo as  celas braille até chegar o uso da reglete e da máquina Pekins  e assim a criança vai construindo seu  conhecimento de forma gradual. 
Ao ensinar o sistema  braille, a professora ministrante  de forma didática ,  sempre procurando facilitar o aprendizado dos professores cursistas nos mostrou que da letra A - J , são 10 letras e 10 símbolos que utilizam apenas os 4 (1, 2 , 4,5  pontos;  depois mais 10 letras que acrescentam mais um ponto o nº 3.
Com a ideia das 10 celas seguidas imaginei um material pedagógico com 4 linhas e cada linha com 10 celas braille.
Lembrei do plano inclinado de leitura para baixa visão e então fiz a adaptação do material em um tamanho maior que o original  , que pode ser colocado em qualquer lugar  ,  a criança pode ter uma boa noção das celas , construir palavras e até frases como se estivesse em uma lousa.
O plano possui 3 tipos de inclinações e os pontos são feitos  com pequenos pinos de madeira.

Material idealizado por Ana Lucia Rodrigues dos Santos, professora da Rede Pública Estadual, leciona na Escola Estadual Alceu Amoroso Lima., em Aracaju-SE.




Nenhum comentário:

Postar um comentário