A ideia surgiu numa capacitação do
Sistema Braille. Ao assistir as aulas, vendo as celas braile com seus
pontos, fiquei imaginando uma maneira de facilitar a alfabetização de
uma criança cega. Após a criança passar pela fase do conhecimento pelo
tato usando o auto relevo , fazendo celas em tamanhos grande, deve-se
ir reduzindo as celas braille até chegar o uso da reglete e da máquina
Pekins e assim a criança vai construindo seu conhecimento de forma
gradual.
Ao ensinar o
sistema braille, a professora ministrante de forma didática , sempre
procurando facilitar o aprendizado dos professores cursistas nos mostrou
que da letra A - J , são 10 letras e 10 símbolos que utilizam apenas os
4 (1, 2 , 4,5 pontos; depois mais 10 letras que acrescentam mais um
ponto o nº 3.
Com a ideia das 10 celas seguidas imaginei um material pedagógico com 4 linhas e cada linha com 10 celas braille.
Lembrei
do plano inclinado de leitura para baixa visão e então fiz a adaptação
do material em um tamanho maior que o original , que pode ser colocado
em qualquer lugar , a criança pode ter uma boa noção das celas ,
construir palavras e até frases como se estivesse em uma lousa.
O plano possui 3 tipos de inclinações e os pontos são feitos com pequenos pinos de madeira.
O plano possui 3 tipos de inclinações e os pontos são feitos com pequenos pinos de madeira.
Material idealizado por Ana Lucia Rodrigues dos Santos, professora da Rede Pública Estadual, leciona na Escola Estadual Alceu Amoroso Lima., em Aracaju-SE.
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