quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Seed realiza Oficina de Braille e uso de impressora voltada para deficientes visuais


A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio da Divisão de Educação Especial (Dieesp), iniciou na manhã desta quinta-feira, 19, uma oficina de noções básicas do Sistema Braille e Formatação da Impressora Index/Basic, que imprime em Braille. Voltado para professores de sala de recursos que lecionam para alunos cegos e com baixa visão, técnicos da Codin e Dite, a formação terá continuidade nos dias 20, 26 e 27 de novembro, contemplando técnicos e professores da capital e interior do estado.

O curso acontece na sala da Dieesp, no Complexo Administrativo e Pedagógico da Seed, com uma carga horária de 20h, sendo 16h presenciais e 4h na modalidade a distância. O conteúdo programático desta atividade inclui o conhecimento do alfabeto Braille, uso correto dos sinais e números e a formação de palavras e frases. Os cursistas irão conhecer e aprender, passo a passo, a utilização da impressora Idex/Basic, que reproduz os textos no Sistema Braille.

"Queremos qualificar ainda mais nosso corpo docente e dotar a Seed de mais um instrumento, no caso a impressora, para facilitar o aprendizado do aluno cego ou com baixa visão. A educação inclusiva é uma realidade nas escolas da rede estadual de ensino e buscamos cada vez mais melhorar as condições das salas de aulas para oferecer um ensino de boa qualidade para todos", declarou a professora Luciene dos Santos, coordenadora da Oficina.

Para o servidor da Seed, Jossivaldo de Jesus, que é cego de nascença, a aquisição desta impressora foi mais um avanço para o ensino de pessoas com cegueira total ou baixa visão. "Isso representa o cumprimento dos preceitos constitucionais, culminando com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, em que o estado deve oferecer todos os meios possíveis para garantir à pessoa com deficiência o direito à educação, ao lazer e ao mercado de trabalho", frisou Jossivaldo.

Texto original neste endereço:

ACESSIBILIDADE UMA REALIDADE CADA VEZ MAIS PRESENTE.


É SATISFATÓRIO CONSTATARMOS A ACESSIBILIDADE PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL FAZENDO- SE PRESENTE NAS UNIDADES ESCOLARES. 

EM UMA DE NOSSAS VISITAS PODEMOS CONSTAR ESSA REALIDADE. 
UM MAPA TÁTIL NA ENTRADA DE UM COLÉGIO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL EM  NOSSO ESTADO (SE). 

EXEMPLO DE SOLIDARIEDADE E DE ACESSIBILIDADE ATITUDINAL, O TÉCNICO JOSSIVALDO ( CEGO) CONDUZINDO UM CADEIRANTE EM VISITA A SEED/SE.


TÉCNICOS DA DIEESP: (JOSSIVALDO E LUCIENE)

MAPA TÁTIL,

RECURSO UTILIZADO 


PARA DIRECIONAR A PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL( CEGO E/OU BAIXA VISÃO). PROPORCIONANDO-LHE AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA.